Local

Spazzio

Data

20 a 23 de Novembro

Exposição

Tecnologia e inovação em um só lugar!

Palestras

Vários temas abordados

Fapesq leva pesquisa e inovação para a 12ª FETECh


Campina Grande sediará de 20 a 23 de novembro de 2014 a 12ª FETECH – Feira de Tecnologia de Campina Grande, que se consolidou nacionalmente como uma exposição anual de ciência e tecnologia expondo produtos, invenções e pesquisas desenvolvidas em Campina Grande e em outras regiões do país. O evento é uma iniciativa que vem reforçar e tornar Campina Grande referência em CT&I reconhecida mundialmente.

Após um intervalo de dezesseis anos, a FETECh é retomada com um olhar reflexivo para os desafios do século XXI, e traz como foco principal a promoção de conexões para estabelecer parcerias estratégicas locais, regionais e nacionais, com foco no desenvolvimento de Campina Grande e do Estado da Paraíba, alinhadas com as tendências globais.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado participará da FETECH, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) que apresentará suas ações em seus 20 anos de incentivo à pesquisa e à inovação na Paraíba, através do Programa de Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), Programa de Fixação de Doutores no Estado (DCR), Programa de Excelência (Pronex), Programa de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr), Programa Rede Digital para Suporte à Inclusão Social, Produtiva e Inovativa de Cidades Paraibanas, com o objetivo de apoiar instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, públicas ou privadas, sem fins lucrativos e de utilidade pública; e incentivos a projetos inovadores de empresas com o Programa TECNOVA, nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, Energia, Saúde, Biotecnologia e Desenvolvimento Social, entre outras ações.

Entre os projetos de grande porte encabeçado pela Fapesq que será apresentado na FETECH está o da Rede de Fibra Ótica. Com esse projeto a Paraíba avança nas infovias de alto desempenho que vão colocar o Estado em novas perspectivas de conhecimento e interligar as instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. No total serão 974 quilômetros de uma rede de alta complexidade na transmissão de dados, voz, imagem. A meta é interligar a capital do Estado com Campina Grande que já tem sua rede de fibra ótica (Rede Metro CG) e chegar, numa segunda etapa até ao Sertão, Cariri, Curimataú, projetando uma intervenção que interligará os 29 campi de instituições de ensino superior.

A FETECh é uma realização de parcerias entre a Fundação PaqTcPB, o Sebrae, a Prefeitura Municipal de Campina Grande e o Governo do Estado da Paraíba. A Feira acontecerá no Spazzio, de 20 a 23 de novembro, das 16 às 22 horas. A visitação terá como público alvo estudantes, professores, empresários e será aberta à população em geral.

Ascom Fapesq – Com informações do PaqTc

« »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Feira